Tarefa: SI Aprovação da Especificação de Requisitos
Verificar e obter aprovação da especificação de requisitos
Disciplinas: 2 Atividade Análise dos Requisitos do Software
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      Verificar a corretude e obter aprovação da especificação de requisitos e a sua consistência com a descrição do produto. Além disso, revisar se os requisitos estão completos, sem ambiguidades e não contraditórios. Os resultados encontrados são documentados em resultados da verificação e correções são feitas até que o documento seja apovado pelo analista. Se mudanças significativas forem necessárias, abrir uma solicitação de mudança.
      Etapas
      Passo 1: Avalie os requisitos

      Os requisitos identificados podem ser avaliados com base em um conjunto de critérios objetivos, previamente estabelecidos. Alguns exemplos de critérios são: possuir identificação única; estar claro e apropriadamente declarado; não ser ambíguo; ser relevante; ser completo; estar consistente com os demais requisitos; ser implementável, testável e rastreável.

      Nem todos os membros da equipe técnica do projeto precisam efetivamente participar da avaliação dos requisitos com base em critérios estabelecidos. No entanto, é importante que haja o comprometimento de todos para que diminua o risco de os requisitos não serem entendidos perfeitamente por todos ou não poderem ser tratados adequadamente durante as atividades subsequentes do projeto.

      Passo 2: Realize uma reunião de apresentação

      A realização de uma reunião de kick off na qual se apresenta o projeto como um todo (incluindo seus requisitos) possibilita que as diversas partes possam opinar, aprovar e se comprometer em relação aos requisitos do projeto. Em alguns casos, essa reunião é feita posteriormente.

      É importante observar que mudanças de requisitos aprovados pelos fornecedores de requisitos podem afetar compromissos já estabelecidos pela equipe técnica. Nestes casos, um novo comprometimento da equipe técnica com os requisitos modificados deve ser obtido e registrado após os requisitos modificados terem sido novamente aprovados junto aos fornecedores de requisitos.

      Informações Adicionais
      Listas de Verificação
      White papers